Poesia Matemática

27 jan

Olá queridos leitores!
É com o maior prazer que informo que o MATEMATICAMANIA agora tem um DOMÍNIO PRÓPRIO e um NOVO LAYOUT. Agradeço aos milhares de visitantes diários e as inúmeras indicações em sites e instituições educativas.

Visite-nos no novo endereço: www.matematicamania.com.br

Siga o Matematicamania no Facebook clicando na imagem abaixo:

Abraços
Sandra Di Flora

Millôr Fernandes é um conhecido escritor brasileiro e colunista da revista Veja.

Em 1949 escreveu “Poesia Matemática”, uma obra-prima. Mas, num de seus versos há um erro de definição o que, evidentemente, não tira o brilho da sua obra.

 

O texto a seguir é um fragmento da poesia de Millôr, que pode ser lida, na íntegra, no site do escritor: Millôr Online 

 

Poesia Matemática

 

Às folhas tantas

do livro matemático

um Quociente apaixonou-se

um dia

doidamente

por uma Incógnita.

Olhou-a com seu olhar inumerável

e viu-a, do Ápice à Base,

uma figura ímpar:

olhos rombóides, boca trapezóide,

corpo octogonal, seios esferóides.

Fez da sua uma vida

paralela à dela

até que se encontraram

no infinito.

“Quem és tu?”, indagou ele

em ânsia radical.

“Sou a soma dos quadrados dos catetos.

Mas pode me chamar de Hipotenusa.”

 

 

O Matemática Mania propõe que você identifique em que parte do texto está o erro. Uma dica: o assunto já foi divulgado aqui no blog.

 

Se preferir, insira a sua resposta na área de comentários deste post.

22 Respostas to “Poesia Matemática”

  1. Sissym janeiro 27, 2009 às 5:10 am #

    Nossa, que genial! idéia brilhante. Eu tenho escrito poesias, mas como gosto de matemática, foi o que mais me chamou a atenção para lhe visitar. Parabéns!

  2. Matematicamania janeiro 27, 2009 às 2:30 pm #

    Oi Sissym!

    Muito legal você gostar de poesias e também de Matemática.
    Isso não é para qualquer um!
    Parabéns!

    Obrigada pela visita!

  3. "Jack" março 15, 2009 às 5:54 pm #

    oi summy sou eu “jack”, concerteza deve se lembrar de mim, e eu sei cual é o erro do pema “vc me ensinou” huhuhuhuhuhuhuh, no final diz,sou o quadrado dos catetos me chame de hipotenusa, mas na verdade é pode me chamar de QUADRADO DA HIPOTENUSA,POIS o quadrado da hipotenusa é igual a soma dos quadrados dos catetos

    • sumy março 17, 2009 às 2:30 am #

      Oi Jack!
      Muito bem!
      Acertou!
      🙂

  4. "Jack" março 19, 2009 às 1:04 am #

    obrigado summy, espera aprender muito mais com vc , a cada dia que eu aprendo no canto “no dia 13 te falo”,
    abraço, “jack”

  5. Glória abril 27, 2009 às 1:12 am #

    Olá. Parabéns pelo blog. Quem indicou o blog foi meu filho que estuda com a professora Sandra. Sou pedagoga e tenho um blog na área educacional. Já os adicionei na minha lista de blogs educativos.
    Parabéns. Mas quem é bom mesmo em matémática é meu filho de 11 anos.

  6. Clarice Benaia abril 27, 2009 às 5:01 pm #

    Muito bom JACK
    vc é um grande artista

  7. Cyntia maio 1, 2009 às 2:24 pm #

    Aaaah!
    essa é facil
    chegou até a cair em uma prova da Uerj ^^
    se ela é a soma dos quadrados dos catetos, ela é o quadrado da hipotenusa!

  8. fabio maio 5, 2009 às 7:31 pm #

    tem outro erro, já viram?

  9. C.Ibrahimovic maio 13, 2009 às 11:00 pm #

    Professora não fale esses palavrões da poesia na sala de aula… ou eu vou ficar tonto

  10. SUELY FERREIRA maio 27, 2009 às 2:36 pm #

    TENHO DIFICULDADE EM ANALISAR TEXTOS, AGORA ESTOU ÀS VOLTAS COM:
    POESIA DA MATEMÁTICA, SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR AGRADEÇO.

  11. fernanda fereirra junho 17, 2009 às 11:56 pm #

    o erro não é muito dificio de ser encom trado, mas é uma bestera ficar prcurando

  12. junior junho 26, 2009 às 5:10 pm #

    linda poseia…
    É muito criativo
    associar poesia a matemática
    já que a matemática é poesia em forma de números
    Um universo de formas lógicas
    onde predomina o encanto.

  13. megasom da matematica julho 8, 2009 às 12:00 am #

    pelo o amor de deus e muito esse poema sumy ñ espero apremder isso com minha professora SANDRA ela e muito legal mas que pena que eu na minha sala vou ficar na recuperação mas no 3 bimestre vou melhorar muito minha professora SANDRA VAI FICAR ORGULHOSA(ESPERO)A eu tenho uma dica mais jogos e assim o site vai figar mais imteresamte incrivelmente com mais visitamtes ~m gostaria a jack parabens por perceber o erro parabens clap,clap,clap

  14. camilanopassado julho 14, 2009 às 12:07 am #

    tem continuaçao esse poema!!!!!!!!!!!

    • sumy outubro 2, 2009 às 3:45 am #

      Oi Camila!
      Entre no site do autor através do link, que disponibilizei no texto, e verá a poesia completa.
      🙂

  15. Uhu julho 29, 2009 às 5:42 am #

    É legal!

  16. Ana Teresa agosto 11, 2009 às 7:43 pm #

    Olá!!
    muito boa sua iniciativa, já tinha visto outras poesias envolvendo a matemática.
    Você disse que havia outro erro será: “até que se encontraram
    no infinito.”
    como poderiam se encontrar no infinito, se não tem fim?
    rsrsrsrsrsrs.
    Um abraço!!!
    Ana Teresa

  17. renata carolina setembro 16, 2009 às 12:23 am #

    oi meu nome e renata e gosto muito da matematica

    • sumy outubro 2, 2009 às 3:43 am #

      Oi Renata!
      Que bom que você gosta de Matemática.
      Sucesso.
      🙂

  18. benedito setembro 27, 2009 às 2:04 pm #

    Olá !!!

    Pena que só tive conhecimento deste site agora que estou

    aposentado. Sendo assim só me cabe além de desfrutar do

    mesmo, indica-lo para os colegas que estão na ativa.

    Um forte abraço a todos, e fico feliz saber da qualidade deste site.

    • sumy outubro 2, 2009 às 3:42 am #

      Olá Benedito!
      Agradeço o seu incentivo!
      Abs

Deixe um comentário

