O número FI

1 maio

É com o maior prazer que informo que o MATEMATICAMANIA agora tem um DOMÍNIO PRÓPRIO e um NOVO LAYOUT. Agradeço aos milhares de visitantes diários e as inúmeras indicações em sites e instituições educativas.

Visite-nos no novo endereço: http://www.matematicamania.com.br

Siga o Matematicamania no Facebook no endereço:

http://www.facebook.com/pages/Matem%C3%A1tica-Mania/187488291310989

Abraços

Sandra Di Flora

A razão áurea é um dos assuntos – em Matemática – que mais me chama a atenção. Sempre que tenho oportunidade pesquiso, na rede, artigos ou curiosidades sobre o assunto. O texto e a imagem abaixo, por exemplo, foram retirados da revista Veja-out/2006, da qual sou assinante.

A matéria do referido semanário  é, na verdade, a divulgação do livro do astrofísico israelense Mario Livio “Razão Áurea”, da editora Record.

Pretendo postar outras informações a respeito da razão áurea, sem a preocupação de ordenar ou classificar por ordem de importância, mas de acordo com as minhas descobertas.

Boa leitura!

(…)A Matemática não se resume a propriedades, fórmulas e regras. Existem alguns números especiais que são tão onipresentes, que nunca deixam de nos surpreender. O mais famoso deles é o número Pi (π), que é a razão entre a circunferência de qualquer círculo e seu diâmetro.

O valor de Pi, 3,14159…, tem fascinado muitas gerações de matemáticos. Embora tenha sido originalmente definido na geometria, o Pi aparece muito freqüente e inesperadamente no cálculo de probabilidades.

Menos conhecido que o Pi é um outro número, o Fi (Φ), que, em muitos aspectos, é ainda mais fascinante. Suponha que eu lhe pergunte: o que o encantador arranjo de pétalas numa rosa vermelha, o famoso quadro “O Sacramento da Última Ceia”, de Salvador Dalí, as magníficas conchas espirais de moluscos e a procriação de coelhos têm em comum?

É difícil de acreditar, mas esses exemplos bem díspares têm em comum certo número, ou proporção geométrica, conhecido desde a Antiguidade, um número que no século XIX recebeu o título honorífico de “Número Áureo”, “Razão Áurea” e “Seção Áurea”. Um livro publicado na Itália no começo do século XVI chegou a chamar essa razão de “Proporção Divina”.O valor exato da Razão Áurea é o número que nunca termina e nunca se repete 1,6180339887…, e esses números que nunca terminam têm intrigado os homens desde a Antiguidade.

Diz uma história que quando o matemático grego Hipasos de Metaponto descobriu, no século V a.C., que a Razão Áurea é um número que não é nem inteiro (como os familiares 1, 2, 3…) nem razão de dois números inteiros como as frações 1/2, 2/3, 3/4,…, (conhecidos coletivamente como números racionais),isso deixou totalmente chocados os outros seguidores do famoso matemático Pitágoras (os pitagóricos).
A visão de mundo dos pitagóricos era baseada numa admiração extrema pelos arithmos — as propriedades intrínsecas dos números inteiros ou suas razões — e seu suposto papel no Cosmo. A descoberta de que existiam números como a Razão Áurea que continuam para sempre sem exibir qualquer repetição ou padrão causou uma verdadeira crise filosófica.

Reza a lenda que, aturdidos com a estupenda descoberta, os pitagóricos sacrificaram, apavorados, cem bois, embora isso pareça ser bastante improvável, já que os pitagóricos eram estritamente vegetarianos. A data exata da descoberta de números que não são inteiros nem frações, conhecidos como números irracionais, não é conhecida com grau algum de certeza.

O que é claro é que os pitagóricos basicamente acreditavam que a existência de tais números era tão horrível que devia (a existência) representar algum tipo de erro cósmico, algo que deveria ser suprimido e guardado em segredo.
Mas por que tanto alvoroço em torno disso? O que faz desse número, ou proporção geométrica, algo tão interessante que deva merecer toda essa atenção?
A atratividade do “Número Áureo” origina-se, antes de tudo, do fato de que ele tem um jeito quase sobrenatural de surgir onde menos se espera.(…)

Anúncios

5 Respostas to “O número FI”

  1. pinto setembro 8, 2008 às 6:26 pm #

    certamente essas idéias revolucionaram minha forma de ver o universo, direcionando-me a uma verdade que acredito ainda estar distante, mas agora, um tanto mais proxima do que antes.
    obrigado pelas informações que me foram de grande valia.

  2. sumy setembro 9, 2008 às 1:31 am #

    Olá!
    O número Fi é realmente surpreendente!
    Brevemente colocarei aqui no blog outras informações sobre o assunto.

    Obrigada pela visita!

  3. rafael shadows março 13, 2009 às 5:55 pm #

    para achar ele eh so dividir o seu tamanho(medida) pela medida do umbigo ate o chao…
    em toda parte do corpo voçe encontra esse numero facilmente
    tudo que se diz respeito a proporcao vc acha ele….engracado???

  4. "Jack" maio 24, 2009 às 4:54 am #

    Sumy gostaria de sabe em que serie agente aprende esse numero (estou louco para aprender)

  5. Vanessa setembro 2, 2009 às 4:18 pm #

    Oie, eu achei super interessante esse numero fi, minha professora passou um trabalho pra nos fazermos sobre isso e nao intendi direito quando a prof tinha explicado e agora, quando li essa materia aprendi e intendi, axei msm super legal!!! Haaaa……Jack, eu toh na setima serie e jah toh vendo o Numero Fi.
    (agostei d+)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: